terça-feira, fevereiro 10, 2004

Com cê ou sem cê

Sempre que alguém me pergunta o nome, para anotá-lo em um qualquer suporte, a pergunta é sacramental: "Com c ou sem c?".
Eu costumo escrever o meu nome sem cê. E costumo fazê-lo não porque embirre com o cê, mas apenas porque reparei que na minha certidão de nascimento o meu nome estava escrito sem cê. Ora a propósito da escrita do meu nome, dizia-me o Filpe Moura no Blog de Esquerda, que a escrita do meu nome com o cê era uma escrita datada (não sei se era piada ao predatado). Que desde há 50 anos se escreve sem cê. A crer nas palavras do Filipe Moura, que me parece ser um bom conhecedor da língua portuguesa (estou a falar da que se fala e se escreve em Portugal, já que por exemplo no Brasil, raramente tomei conhecimento de que o meu nome se escrevesse sem cê) alguém anda a ensinar pouco nas escolas " o Português". É que, não tenho nenhuma estatística que o comprove, tenho a certeza que a maioria das pessoas que me faz a tal pergunta sacramental tem menos de 50 anos. Já agora informo-vos que, a mim, também me ensinaram mal ou pelo menos não me corrigiram correctamente, passe a quase repetição, em tempo oportuno. É que eu não colocava acento no i, mas devo colocar. O meu nome é grave.

Sem comentários: