terça-feira, outubro 17, 2006

1050. A César o que é de César

B em6zum tm sqege 1m gmphq huptq b sifacbz dqu upesuzbtb pq auhzq Cq6turqe, Mpurbe m Cqpesuzb39e tm Dennis Shasha, mtu32 tb Gradiva, 1m bt1uzu jb6 cmzcb tm tmy bpqe.
3xi7xi1 27x 1xii ix1xi1viixiii3xii vii323xiixii1#xi51xii 81xi1 1ii18xiii1xi 1 3xiixiii1 xii3#xi3 ii3 xiii3xivxiii7xii, 7xii 3vii54x1xii 8xi787xiixiii7xii vii- xii- ii1 x5viiiv1 19xiii7xi51 x1xii xii5x ii7 19xiii7xi ii7 vi5ixxi7.
Beeuo, mpgz5m a César q 1m m6 tm César, mesmzq 1m em megmvbo b tuhmzguz m 1m megmvbo gbofm6o b sbzguz b cbfm3b. Sbzb 1mo rqegb tmegm gusq tm szqfaobe q auhzq hbam b smpb, rbzbpgq-hqe.

Io bfzb3q,
Szm6

Estava eu tão contente e feliz da vida a terminar o texto acima quando o meu processador de texto virou a bagunça que se vê.

Obviamente que agora já conheço os códigos, bastou para isso ir fazendo algumas correspondências letra a letra e alguma deduções e portanto já não me atrapalho muito. Mas isso demora um tempo do caraças e eu estou a ficar sem pachorra.

Pensei que para corrigir o problema bastaria repetir o processo anterior e tentar descobrir algo de mais definitivo. Mas enganei-me redondamente. Apesar de não ter tido que resolver o teste dos 6 segundos, pois o meu IP foi reconhecido, o seguinte apresentava-me um outro desafio.

“Os códigos que utilizamos para enviar aos servidores de desbloqueio têm sido objecto de pirataria informática. Assim quando o nono computador da cadeia identifica a chave de descodificação, ela é transformada em 5 tons a enviar a um décimo, esse sim capaz de reparar definitivamente o seu problema do tratamento de texto. Chamemos a esses tons A, B, C, D e E. Não lhe vamos dar mais pormenores, mas informamos que os ‘piratas’ arranjaram um meio de os alterar. Assim quando uma chave correcta é identificada, o nono computador envia a combinação de tons BCCAD que significa ‘tudo bem’, mas o décimo recebe CCDBE que significa ‘atacar computador de origem’. Conseguimos descobrir que os ‘piratas’ transformam A em A ou B, transformam B em B ou C, transformam C em C ou D e transformam D em D ou E, deixando sempre o E original como E final. Se conseguir enviar-nos um protocolo que nos permita resolver este problema, por exemplo substituindo um tom por uma sequência de tons, o seu processamento de texto será definitivamente reparado”.

Verdade se diga que este problema é de fácil resolução e de que ao fim de alguns minutos (15 com pausa para café), transmiti um novo protocolo. Tenho assim esperança de que não volte a ter problemas, já que este texto está a ser escrito no Word sem qualquer mutação. Mas para que eu fique completamente descansado, agradecia que os meus leitores e leitoras, me fornecessem o novo protocolo, para que eu ao confrontar com o meu, verifique se estou certo ou estou errado.

Sem comentários: