quarta-feira, dezembro 27, 2006

1078. Os passos e as medidas

Tempos de festas, tempo de Natal e de Ano Novo, multiplicam-se os votos. Seja na blogosfera, seja no Messenger ou seja via e-mail, a Internet aumentou-nos a capacidade de comunicar e mandar aquela mensagem que os correios, provavelmente, não entregariam a tempo, fosse por culpa própria, fosse porque o remetente se lembraria apenas à última da hora meter no marco do correio. E há também o telefone celular, que onde nós estivermos está lá, e que nunca nos deixará ficar sem uma mensagem, um SMS como se vulgarizou, de palavras abreviadas e muitos bjs, ou sem uma meia dúzia de palavras ditas de viva voz que, confesso, são as que mais gosto. E foi numa destas chamadas, que um familiar meu me desejou que o Ano Novo fosse pelo menos 5% melhor do que o Ano que agora finda. Na verdade estava a tentar ser simpático e generoso, uma vez que a inflação prevista não deverá ultrapassar os 3% e portanto se o meu ano, no global, aumentar o meu estado de felicidade 2 pontos acima da inflação, eu seria um bafejado pela sorte. Na tentativa de ter alguma graça poderá ter olvidado que não é apenas a questão material que se mede em aumentos percentuais. Não vou especular sobre o aumento da conflitualidade, da guerra, do terrorismo, da fome, do SIDA, das doenças cárdio-vasculares, do cancro, do número de acidentes na estrada, dos das empresas que fecham ou se deslocalizam e de tudo isso que faz parte das minhas preocupações diárias. Mas mesmo atendendo aos votos do meu familiar, terei de viver às escuras, andar a pé, não ir aos hospitais, não comer pão e deixar de fumar. É que os aumentos previstos para estes itens vão muito além da taxa de inflação. Como diz José Sócrates, estamos a melhorar passo a passo. Só que para uns os passos são de caracol, mas para outros, Ricardo Salgado ou Belmiro de Azevedo que o digam, os passos são de canguru. Será que poderíamos modificar o ditado e dizer que os governos não se medem aos passos?

Sem comentários: