sábado, janeiro 13, 2007

1086. Uma mentira repetida mil vezes....

Vítor Serpa, director do jornal, A Bola, escreve, na edição de hoje, na sua habitual crónica de Sábado um texto onde se pode ler a seguinte pérola:

“…
É costume anunciar a fronteira da democracia, e a data precisa do 25 de Abril, como o tempo exacto em que foi possível, ao F C do Porto, conquistar, ao Benfica, esse poder e esse domínio. Sem tempo e sem espaço, por agora, para a análise das causas e das consequências, vamos limitar-nos à simples constatação dessa realidade…” (acessível a users registados ou na edição em papel)


Eu também não tenho nem tempo nem espaço para uma análise aprofundada. Mas queria dizer ao Sr. Vítor Serpa, pelas responsabilidades que lhe são reconhecidas na imprensa desportiva nacional, de que não deveria ser tão leviano assim nas suas afirmações ou, se quiser, tão superficial. A verdadeira barreira não é 1974 mas sim 1994. E se o senhor fala em constatação de realidade, são os números as maiores testemunhas dessa realidade.

Quer ver? Entre 1974 e 1994, ou seja em 20 anos de democracia o S.L. e Benfica ganhou 17 títulos. 17! Foram 10 campeonatos nacionais e 7 taças de Portugal contra 8 campeonatos e 5 taças do F C Porto e 2 nacionais e 2 taças do Sporting. A grande viragem dá-se efectivamente a parir de 1994, já os tempos de democracia íam longos. Mas a partir daqui, se me permite lembrar-lhe, entram as viagens ao Brasil dos Calheiros, entram os José Guímaros, entram os cafezinhos com leite e os chocolatinhos, entram os Calores da Noite, entram os Apitos Dourados. Mas isso, Sr. Vítor Serpa, são outros quinhentinhos.

Sem comentários: