segunda-feira, janeiro 14, 2008

1150. Acabei agora mesmo de jantar

A verdade, meus amigos, é que eu continuo de dieta. Já tive altos e baixos, recaídas devido ao pecado da gula que a época festiva me fez cair em tentação. Comecei com 79 kgs bem medidos, vim até aos 67, estou nos 70, ando por aqui a ondular mas se há coisas na vida a que não consigo fugir é a um prato bem elaborado. E como desde há uns tempos que ando armado em cozinheiro peguei em 1kg de solhas (no caso eram duas de 0,5kg cada, mais ou menos), em 2 cebolas grandes e 2 dentes de alho, 1 lata de champignons (que fino), 1 pimento verde e uma metade de um vermelho, 1 dl de azeite e 1,5 dl de vinho branco, no moinho da pimenta preta e num limão e fiz o seguinte: à parte temperei as solhas com o sumo do limão, com a pimenta moída na altura e só um pouquinho de sal, porque eu sou hipertenso e até nem costumo pôr nenhum. Mas como não era só para mim e não sou fundamentalista (a propósito, tenho de escrever um post sobre a lei do tabaco), cedi. Depois piquei bem picadinhas as cebolas e os dentes de alho e aos pimentos cortei em pedacinho pequenos. Misturei isso tudo com os cogumelos, o vinho branco e o azeite numa tigela, cobri depois o fundo de uma assadeira de barro com metade dos temperos, fazendo cama para as solhas, cobri-as com o restante dos temperos, onde não me esqueci de juntar a marinada de limão, espalhei por cima duas colheres de sopa de pão ralado, deitei-lhe duas nozes de margarina e foi ao forno que tinha sido aquecido a 200 graus, 15 minutos antes. Ao fim de três quartos de hora estava do jeito que a foto documenta. Acompanhei de ervilhas com quadradinhos de presunto salteados em azeite e cebolinhas. Se estava bom? Vá lá fiquem com a água na boca e experimentem. Depois digam-me qualquer coisinha.

PS: Bem feitas as contas e dado que foram aproximadamente três doses, temos ali, mais coisa menos coisa, 400Kcal por refeição, o que até nem é exagerado.

Sem comentários: