terça-feira, julho 29, 2008


1223. Podiamos ter uma televisão melhorzinha não era?

Eu não conheço as regras dos concursos das televisões e portanto não faço a mínima ideia se as decisões dos apresentadores são ou não passíveis de apelo.
Hoje, assisti ao concurso que passa na RTP com a curiosidade quase diária, tal é a minha insegurança, em saber se sei ou não sei mais do que um miúdo de dez anos. Ainda não cheguei a uma conclusão mas estou certo que sei um pouco mais do que o apresentador. Pelo menos no que diz respeito a geometria.
Hoje, uma concorrente a quem lhe foi feita a pergunta “como se chamam as rectas que se cruzam sem formar entre si um ângulo recto”, a concorrente respondeu: “oblíquas”. Ora na pergunta está imediatamente implícito que as rectas são concorrentes e como é quase do conhecimento geral, de quem fez pelo menos o 6º ano, estas rectas dividem-se (segundo a geometria euclidiana que é a que se aprende nessa fase) em perpendiculares e oblíquas, conforme formam entre si ângulos rectos ou não, respectivamente.
A concorrente foi eliminada porque a resposta certa à pergunta, segundo o apresentador, seria “concorrentes”.
O que me confrange não é o facto de Jorge Gabriel não saber a resposta. O que me parece deveras incorrecto é que sendo um programa gravado com vários dias de antecedência em relação à emissão, não ter havido o cuidado de rever a gravação e não emitir a sessão com essa incorrecção. Diga-se apenas, a talhe de foice, que a concorrente foi eliminada.

Sem comentários: