sexta-feira, novembro 21, 2008


1297. Pontapé na chincha

1. Rotina alínea a). Às sextas-feiras final da manhã, quando dou por terminados os meus principais deveres semanais saio e vou “meter” os meus papéis para a reforma que é como quem diz não deixo de entregar na tabacaria um boletim de Euro milhões e outro de Totoloto. Até agora têm andado a protelar entregarem-me aquele montante que me obrigaria a ficar 50% do resto da minha vida de papo para ar.
2. Rotina alínea b). É também ao dia de hoje que me sento no café e leio os jornais que por lá há. Normalmente começo pelo Correio da Manhã, para ler aquelas 15 páginas de notícias de assaltos, homicídios e acidentes. Mas depois do acidente (ou suicídio?) da Selecção Nacional de futebol, no Brasil, pensei que acidentes por acidentes era melhor começar por ler A Bola. E assim quebrei uma rotina semanal.
3. Carlos Queiroz, alínea a). É-se preciso ter muito boa imprensa para se salvar um pescoço depois do desaire por 6 a 2 frente ao Brasil (e de todos os outros desaires anteriores). João Bonzinho na sua nota semanal em A Bola, escalpeliza entre outras coisas a má colocação dos jogadores em campo, com realce para os posicionamentos de Tiago, Danny e Simão, o erro que foi a substituição do melhor jogador da selecção (Danny) ao intervalo e, com muita acutilância – quase a metade do artigo – sobre a não convocação de Nuno Gomes, por todas e mais alguma razão que o jornalista expôs. No entanto no meio da crónica escreve “Mas é fácil, agora, apontar canhões e destruir o seleccionador. Não embarco nisso.” Ou a frase foi escrita sem querer, pois está completamente em contradição com o resto da crónica, ou de facto é preciso ter muito boa imprensa.
4. Carlos Queiroz alínea b). Ainda em A Bola, José Manuel Delgado, num artigo de análise à Selecção e à referida derrota escreve, “A Carlos Queiroz que não tem que provar nada, não basta assumir a derrota…”. Eu contraponho. Carlos Queiroz tem de provar tudo. Não basta ter sido campeão mundial de juniores há 20 anos atrás. Desde essa data pelo menos mais 10 treinadores foram campeões do mundo de sub-20 e nem dos nomes lhes ouvimos falar. Carlos Queiroz treinou antes a Selecção Nacional com paupérrima prestação e saiu batendo com a porta acusando tudo e todos menos a ele próprio. Carlos Queiroz pegou no Sporting e levou 6 em casa do seu maior rival, o Benfica. Foi apenas o culminar de uma época desastrosa. Carlos Queiroz foi corrido do Sporting pela porta pequena. Carlos Queiroz esteve à frente da selecção da África do Sul e não conseguiu qualificar os Bafana-Bafana. Claro que Carlos Queiroz foi despedido. Carlos Queiroz treinou o maior conjunto de estrelas que algum treinador já treinou numa só equipa. Carlos Queiroz acabou por ser despedido do Real Madrid. Esta é a carreira de Queiroz, salpicada de alguns títulos como adjunto no Manchester United. Tem ou não que provar algo meu caro José Manuel Delgado?
5. Manuel José. 4 Campeonatos do Egipto; 2 Taças do Egipto; 4 Super-taças do Egipto; 4 Ligas dos Campeões Africanos; 3 Super-taças africanas. Um dia, ao serviço do Benfica, perdeu um jogo com o Vitória de Setúbal, talvez um dos melhores jogos que eu vi o Benfica jogar nas últimas duas décadas, num ambiente totalmente adverso no estádio da antas, por interdição do campo do Vitória e, Manuel Damásio, na época presidente do Benfica, despediu-o. Injusta e ingloriamente. Este sim merecia que o deixassem provar qualquer coisa. Provar o sabor das vitórias à frente da Selecção Nacional. Mas parece que outros valores mais altos se alevantam.
6. Vanessa Fernandes e Nelson Évora. Merecidíssimos os prémios de atletas feminino e masculino, respectivamente, do ano atribuídos pela Confederação do desporto de Portugal. Sic transit gloria mundi, mas enquanto ela por estes dois passa que lhes sejam feitas as devidas vénias.

PS. Quando na minha roda de amigos e familiares expresso as minhas opiniões sobre o treinador Carlos Queiroz, oiço muitas vezes afirmações de que ele sabe muito de futebol , que como organizador de uma estrutura não há como ele, que é inteligente e bem formado. E eu concordo absolutamente com isto tudo. Mais ainda, simpatizo até com a sua maneira de ser. A Federação só fazia bem em mantê-lo para todas estas funções e entretanto contratar um verdadeiro treinador de futebol.

Disclaimer: Eu encontrei esta foto na net sem referência ao seu autor nem aos protagonistas. Como a foto estava num espaço público sem pedido de royalties e o gajo me parece ser o Cristiano Ronaldo eu tomei a liberdade de colocar aqui. Se por acaso não se tratar de nenhum jogador da Selecção Nacional o que passaria a não fazer sentido como ilustração do meu texto de hoje, peço desculpa aos meus leitores, ao fotógrafo e aos fotografados. Entretanto olhem-me para aquelas pernas lindas, vá lá.

Sem comentários: