sexta-feira, maio 28, 2010

1537. Prioridade à cordialidade

Não me dei ainda ao trabalho de fazer estatística que para isso há os INEs e outros organismos mas, percepcionalmente, diria que há para aí uns 90 por cento, mais coisa menos coisa, de automóveis que vêm com um equipamento completamente inútil. Ou então avariado. São os piscas que mesmo que estejam a funcionar bem, avariam instantaneamente mal os condutores chegam a uma rotunda.

Por falar em rotundas, acho que a Federação Portuguesa de Automobilismo anda a proceder muito mal. Isto de marcar as provas de velocidade exactamente nas entradas das rotundas não me parece boa coisa. Ou então são só os treinos. Na verdade é muito raro eu ir a entrar numa rotunda que não se aproxime um da minha esquerda a acelerar desalmadamente para que não lhe roube a prioridade. Ou será mesmo um corredor em treino? Prioridade e cordialidade, rimam mas são completamente incompatíveis.

Já agora a propósito de cordialidade, nunca vos aconteceu apanharem os cordiais velhotes que colocam o pé na passadeira, a gente pára, o velhote pára também e começa a gesticular para que a gente avance. Então, nós, cá de dentro do cubículo, fazemos o gesto de que quem tem prioridade é ele e, ele que não, continua numa de polícia sinaleiro a mandar-nos avançar. E é no momento que decidimos que não há mais nada a fazer e avançamos que ele volta a pôr o pé na passadeira. Ufa.

Sobre passadeiras há uma coisa que eu queria protestar com as Câmaras Municipais. É exactamente a da colocação de passadeiras de peões e a respectiva disposição. Primeiro estão todas no local errado. Deveriam estar 4 ou 5 metros acima do que estão ou então abaixo, pois é por aí que os peões atravessam normalmente e não sobre as que estão pintadas. Em segundo, em vez de as colocar na perpendicular dos passeios deviam colocá-las de viés porque, quando um pião, por acaso, entra numa passadeira é de viés e não em frente que a atravessa. E má nada!

Fotografias daqui e daqui.

Sem comentários: